A IMPORTÂNCIA DA ETIQUETA NO MUNDO MODERNO E NAS RELAÇÕES HUMANAS
O conceito de ETIQUETA MODERNA, transcende ao comportamento de somente escolher talheres, copos, taças e vestuário adequado para uma solenidade.
Hoje, transitar com naturalidade em qualquer ambiente, possuir bom senso e demonstrar confiança nas atitudes, tanto no social, quanto no meio profissional, é um diferencial.
A elegância nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e se manifesta nas situações mais prosaicas. Não precisa ter uma festa, um acontecimento especial, nem fotógrafos ou filmagens, a elegância precisa ser natural no ser humano.
Visivelmente se percebe elegância nas pessoas que elogiam mais, que incentivam os outros, que auxiliam numa reflexão e análise dos fatos sem críticas, sem tomar partido de um lado ou do outro, sabem lidar com momentos de fofocas sem repreensões das maldades ouvidas, sabem ver, sem ver, ouvir, sem ouvir, calar sem serem omissos, enfim, SER elegante é ser gentil, ser compreensivo com as NÃO facilidades dos MENOS favorecidos em nível de conhecimento e informações.
A elegância e a segurança nas ações do dia-a-dia, com certeza, abrem muitas portas, inclusive e principalmente, para despontar no mercado de trabalho e/ou numa promoção no quadro de carreira em qualquer Instituição profissional. Mas, é preciso ser natural no indivíduo, não fazer para aparecer elegante, forjando uma personalidade que não possui.
O QUE É ELEGANTE E FALTAS IMPERDOÁVEIS:
O QUE É ELEGANTE:
- saudar as pessoas ao entrar e sair de um ambiente, mesmo num elevador;
- cumprimentar as pessoas com firmeza nas mãos e, pelo menos, um leve sorriso nos
lábios;
- Observar a postura de quem lhe estender somente a mão para o cumprimento, significa que ela não deseja ser beijada no cumprimento, respeite;
- quando apresentar alguém, além de mencionar seu nome, acrescente algo sobre a pessoa a fim de estabelecer um início de conversa entre ambos;
- a postura a mesa pede, também, NÃO mencionar: depressões, doenças, dificuldades financeiras, tendências religiosas, preferência sexual, partido político, entre outros aspectos constrangedores;
O QUE É IMPERDOÁVEL:
- bocejar displicentemente, sem colocar a mão junto a boca, pode demonstrar desinteresse, além de ser desagradável de se ver a boca e os dentes de uma pessoa, apontar alguém, cutucar o outro, coçar partes íntimas e arrumar roupas íntimas, coçar a cabeça insistentemente e demonstrações afetivas e efusiantes são atitudes imperdoáveis;
- demonstrações de poder, riqueza ou intimidade com alguma personalidade importante;
- movimentar os talheres na mão, numa mesa de refeições, ao conversar;
- perguntar o salário de alguém, onde vai e com quem vai a algum lugar;
- encher o garfo ou colher e, após, colocar na boca;
- levar amigos e parentes a uma festa/comemoração, onde só você foi convidado;
- não confirmar presença ao receber convites para comemorações, mesmo informais;
- não estar trajado de acordo com o horário, local e traje especificado no convite.
São inúmeras as gafes e indelicadezas que se comete no dia-a-dia. Ao usarmos bom senso, ética pessoal e profissional e, principalmente, sensibilidade, com certeza agiremos com mais elegância e atenção para com todos ao nosso redor, em qualquer ambiente, mesmo que os outros não estejam agindo corretamente.
Não importa como os outros agem, o que devemos nos preocupar é como devemos agir, já será meio caminho andado para a harmonia e equilíbrio nas relações humanas.
Carmem Zitta
0 comentários:
Postar um comentário